Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Patchwork na Madeira

Apreendi esta técnica no Ateliê de Batatais-SP. Mas caso você queira conhecer o passo á passo pode ver no vídeo do Artesanato sem Stress que mostra com bastante detalhe.

Esta técnica também é conhecida como Falso Patchwork, Patchwork sem agulha, Patchwork Incruste e Carton Mousse.

PASSO A PASSO PATTCHWORK NA MADEIRA COM RENATA SILVA PARTE 








Técnica da Papietagem - Revista Faça e venda

Mais uma reportagem retirada da Revista Faça e Venda.
Uma técnica barata, ecológica e muito criativa.






A Boneca Sorriso - Revista Faça e Venda

Aos poucos colocarei algumas reportagens que achei interessante na Revista Faça e Venda.









Porta Controle Remoto

Um ótimo presente para o dia dos Pais.




Nesta peça eu utilizei tinta acrílica branca para o fundo e criei manchas com o Betume da Judéia em cera da marca corfix. Com o auxilio de um pano limpo espalhe o betume por toda a peça. O aspecto fica parecendo antigo, meio encardido.




Nada melhor do que organização na sala. 



Porta Controle com decoração de tecido. A fita de cetim para finalizar.




Decoração em patina com o giz de cera. Técnica simples e rápida, basta pintar uma cor de fundo e passar o giz em um mesmo sentido sem preencher todo o fundo.
Pode utilizar em diversas peças em madeira.




Decoração em patina feito com palha de aço. 
A técnica consta em apresentar 2 cores. Escolher uma cor para o fundo e para ser trabalhada. Deve passar segunda cor e antes desta secar passar a palha de aço no mesmo sentido.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Quadro de Patchwork

Trabalho plástico realizado na disciplina de Desenho e Expressão Plástica 3, ministrado pela professora Maria Carolina de Melo Rodrigues, em 2006.



Para a criação deste trabalho eu pensei em trabalhar com a ideia das sensações, onde através da memória capturei cenas que podem acontecer na vida de qualquer um. A partir desse fato que começo a pensar como uma colcha de retalhos como memórias costuradas.

O próximo passo foi de recolher retalhos de tecido pela minha família para o trabalho ter um caráter direto comigo. Cada retalho trás consigo uma história e junto deles criei 3 cenas feitas de silkscreen.



A colocação dos retalhos dependeu de cada sensação exposta na cena, pois estes serão como uma moldura de sentidos.


Pinturas - Parte 2





A pintura intitulada Reflexos do Passado, foi realizado no ano de 2008 na faculdade de Artes Plástica da UFU, possuí dimensão de 4mx2m, e o material utilizado foi o Pigmento Natural sobre tecido e a inserção de duas janelas. Por essa inclusão do objeto o trabalho entra em acordo com o conceito contemporâneo de Pintura e Objeto.


A pintura representa um ambiente próximo ao real, com objetivo de passar impressão de um ambiente doméstico, que hoje não encontramos com freqüência. Essa representação surge do interesse de denunciar o estado precário de uma casa do período áureo de Ribeirão Preto, por volta de 1890 à 94. Para essa pintura foi escolhido um cômodo da casa que mais chamou atenção, pelo fato do luxo e da riqueza de detalhes da pintura na parede. Em grande parte da casa pode-se ver o quanto a pintura foi trabalhada, com ostentação de deixar qualquer um admirado. Essas pinturas são consideradas do estilo da Belle Époque, caracterizado pelo luxo e riqueza de detalhes, como inserção de paisagens européias pela casa. A casa pertenceu a André Maria Ferreira Villa-Lobos, e não se sabe exato quem seria o autor das pinturas, existe um suposto nome, Rosaltino Santoro, já que o artista encontrava na região no período da pintura.



Apesar de ser uma pintura representativa de um ambiente real, o interesse na pintura foi de passar a impressão desse lugar, mostrando o seu estado precário, destruído, abandonado e esquecido através do tratamento pictórico com pinceladas aparentes, enfatizando a sujeira e degradação do local. Então, diferente dos Impressionistas que observam e pintam a partir da intensidade da luz e da sombra, tento passar a impressão do lugar através das pinceladas sujas. Considero essa pintura suja em seu tratamento pictórico, pois como o significado diz representa o imundo, o manchado –exatamente como o estado da casa. 















Pinturas - Parte 1

Estas pinturas que mostrarei a seguir fazem parte do momento em que cursei 1 ano e meio de pintura na graduação. Elas foram realizadas entre 2006 e 2007.














Escultura em Gesso –a partir do molde


Parte escultura - Parte instalação. 





Após muito esforço em tentar reproduzir um molde da minha mão com os dedos abertos eu cheguei a este resultado: uma composição de cópias de mãos que condizem ao processo reorganizadas no espaço.

Detalhe da Pintura Instalação.


O processo composto por várias mãos de diversos formatos e posições são dispostas numa mesma mesa, e em cima de livros essenciais para os alunos do curso de Artes Visuais.

O livro é uma ferramenta de informações que depende do conhecimento da leitura para explorá-lo. Seria necessário relacioná-lo aos olhos, mas tive a intenção de mostrar a mão como um meio sensitivo de informações.

Detalhe da Pintura Instalação.


A intenção foi relacionar o homem e o desconhecido mundo das idéias. Idéias estas que estão sendo exploradas pelas diversas mãos. 


Detalhe da Pintura Instalação.