Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pinturas - Parte 2





A pintura intitulada Reflexos do Passado, foi realizado no ano de 2008 na faculdade de Artes Plástica da UFU, possuí dimensão de 4mx2m, e o material utilizado foi o Pigmento Natural sobre tecido e a inserção de duas janelas. Por essa inclusão do objeto o trabalho entra em acordo com o conceito contemporâneo de Pintura e Objeto.


A pintura representa um ambiente próximo ao real, com objetivo de passar impressão de um ambiente doméstico, que hoje não encontramos com freqüência. Essa representação surge do interesse de denunciar o estado precário de uma casa do período áureo de Ribeirão Preto, por volta de 1890 à 94. Para essa pintura foi escolhido um cômodo da casa que mais chamou atenção, pelo fato do luxo e da riqueza de detalhes da pintura na parede. Em grande parte da casa pode-se ver o quanto a pintura foi trabalhada, com ostentação de deixar qualquer um admirado. Essas pinturas são consideradas do estilo da Belle Époque, caracterizado pelo luxo e riqueza de detalhes, como inserção de paisagens européias pela casa. A casa pertenceu a André Maria Ferreira Villa-Lobos, e não se sabe exato quem seria o autor das pinturas, existe um suposto nome, Rosaltino Santoro, já que o artista encontrava na região no período da pintura.



Apesar de ser uma pintura representativa de um ambiente real, o interesse na pintura foi de passar a impressão desse lugar, mostrando o seu estado precário, destruído, abandonado e esquecido através do tratamento pictórico com pinceladas aparentes, enfatizando a sujeira e degradação do local. Então, diferente dos Impressionistas que observam e pintam a partir da intensidade da luz e da sombra, tento passar a impressão do lugar através das pinceladas sujas. Considero essa pintura suja em seu tratamento pictórico, pois como o significado diz representa o imundo, o manchado –exatamente como o estado da casa. 















Nenhum comentário: